Conheça a História do Instituto Penido Burnier

Em 1907 Dr. João Penido Burnier fazia sua primeira viagem de estudo à Paris, onde já formado, idealizava seu Instituto no Brasil. Em 1910 ao se estabelecer em Campinas/SP, como médico da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, vislumbrou a aproximação de seu grande sonho – o Instituto Oftálmico de Campinas, que fundou em 1920, e que recebe o nome de Instituto Penido Burnier (IPB) desde 1923.

Já em 1927, foi fundada a Associação Médica do Instituto Penido Burnier, com o intuito de se promover o encontro entre as atividades médicas e científicas do hospital.

Data de 1932 a primeira publicação dos Arquivos do Instituto Penido Burnier, uma das mais antigas revistas da especialidade.

O Instituto também participou na criação da Faculdade de Ciências Médicas de Campinas, cuja aula inaugural foi ministrada em 1963 pelo Dr. Antônio Augusto de Almeida, seu primeiro diretor e oftalmologista do IPB. Durante muito tempo Dr. Almeida participou daquela, que se transformaria numa grande universidade, a UNICAMP.

Conhecido como o hospital que atende casos complicados, o IPB se tornou uma referência ao longo dos anos. Por ali já passaram pessoas ilustres como presidentes, governadores e embaixadores, que naturalmente proporcionaram fama e projeção ao Instituto.