Descolamento de Retina

A retina é uma fina camada contendo células nervosas que recobre internamente a cavidade posterior do olho. É responsável pela percepção e formação da imagem, fornecendo dados que são enviados para o cérebro, onde serão traduzidos. Assim, a retina é uma parte importante do olho para a visão.

O vítreo é uma espécie de gelatina transparente que preenche a parte posterior do olho, estando envolto e firmemente aderido à retina. Devido ao envelhecimento e algumas outras causas, essa gelatina pode se desprender da parede interna do olho e da retina sem causar, obrigatoriamente, danos à visão. Esse fenômeno é chamado de descolamento posterior do vítreo (“descolamento da gelatina do olho”).

O descolamento dessa gelatina e seus sinais são muito comuns e nem sempre estão relacionados ao descolamento de retina. No entanto, em alguns casos e na presença de fatores de risco, esse processo pode rasgar a retina em um ou mais pontos de maior aderência. Esse rasgo, então, pode permitir a passagem de líquido (vítreo) para o espaço debaixo da retina, descolando-a. Quanto mais líquido passar pelo rasgo, maior é o tamanho do descolamento e mais retina é descolada, podendo progredir e envolver a retina inteira, conduzindo a um descolamento da retina total. Neste ponto, ocorrerá baixa severa da visão e risco de cegueira irreversível.

O descolamento de retina geralmente ocorre após os 45 anos e afeta apenas um olho. Dentre os fatores de risco relacionados estão: história de deslocamento de retina na família, glaucoma e cirurgias oculares prévias. Pessoas com altos graus de miopia apresentam alterações retinianas que predispõe ao maior risco de descolamento de retina precoce. Acidentes que resultem em ferimento, impacto ou batida forte no olho, na face ou na cabeça podem provocar o deslocamento de retina, assim como o diabetes e inflamações oculares graves.

Os sinais de alerta são: percepção de pontos negros na visão que se movimentam com a posição do olhar, visão embaçada e flashes de luz ou relâmpagos. Esses pontos escuros são denominados moscas volantes e podem ter outras formas, como fio de cabelo e teia de aranha. Esses sintomas são comuns na população em geral e, principalmente, em pessoas com miopia e operadas de catarata. Luzes ou flashes podem ser os sintomas iniciais do descolamento da retina e ocorrem devido à estimulação da retina que é interpretada pelo cérebro como sinais de luz. Esse sintoma é muito importante e a sua ocorrência exige um exame com o OFTALMOLOGISTA o mais breve possível.

Essas alterações geralmente são benignas e ocorrem com freqüência e podem resultar da separação do vítreo da retina sem demais complicações. Porém, em alguns casos, ocorre a formação de um rasgo na retina e, se esta ainda estiver colada, o tratamento com aplicação de laser na área do rasgo deverá ser feita mais precocemente possível para se evitar o seu descolamento.

Se, entretanto, ocorrer esses sinais e surgir uma sombra ou uma cortina que afete qualquer parte da visão, este sintoma pode indicar que um rasgo da retina ocorreu e evoluiu para o descolamento da retina. Nesta circunstância, o tempo pode ser crítico e influenciar na recuperação visual final.

Quando o descolamento de retina não é corrigido, quase todos os casos progridem até uma perda total da visão, cegueira irreversível e atrofia ocular. A correção de um descolamento de retina com a cirurgia é bem sucedido em aproximadamente 80% dos casos, embora mais de um procedimento possa ser necessário. Uma vez que a retina é novamente colada, a visão geralmente melhora e estabiliza. No entanto, essa recuperação pode demorar diversos meses antes que a visão retorne a seu nível definitivo.

Atualmente, existem diversas técnicas para cirurgia do descolamento de retina. Em geral, buscam empurrar a parede do olho contra os rasgos da retina, mantendo os tecidos unidos até que cicatrizem.

Ressalta-se que em cerca de 5% dos casos de descolamento de retina num olho, que não seja causado por trauma, a doença afeta o outro olho. Assim, o segundo olho de um paciente com um descolamento de retina deve ser examinado minuciosamente e seguido com atenção.

Percebe-se que o descolamento de retina é uma doença extremamente grave, com risco de perda total da visão e que sua a suspeita exige uma avaliação com um OFTALMOLOGISTA o mais rápido possível. Lembrando dos fatores de risco e que muitos casos podem ser diagnosticados precocemente e o tratamento com laser pode evitar a ocorrência do descolamento de retina.

 

Hay numerosos beneficios de una vida sana. їPero los remedios pueden ayudarnos? Si el hombre est’ sufriendo de DE, un farmacutico debe ser consultado. Debajo est’n algunos b’sicos que usted necesita saber sobre haga clic aquí. їDesea recibir medicamentos, como Kamagra, de la Web? Hay numerosos medicamentos que le dan cosas que usted necesita para estar listo en sus propios trminos. Actualmente muchos pacientes buscan la frase precisa en Google. El factor m’s importante que usted necesita buscar es . Los signos de los problemas de salud sexual en los gente incluyen la imposibilidad de obtener un orgasmo a pesar de la estimulaciуn sexual adecuada. Existen riesgos posibles con cualquier tipo de genrico.