IPB e atividades voluntárias às comunidades

Durante todo o ano os residentes e médicos do IPB estiveram envolvidos nas mais diversas atividades voluntárias relacionadas à visão.

A primeira delas foi o Barco da Saúde, caravana organizada pela Faculdade São Leopoldo Mandic, Fundação Dr. João Penido Burnier e ONG OneSight, em comunidades ribeirinhas da Amazônia. Foram mais de dois mil duzentos e vinte e sete atendimentos realizados nas áreas de oftalmologia, clínica geral, dermatologia, pediatria e ginecologia e obstetrícia durante o período de atividade.

Nossos residentes foram acompanhados por dois médicos orientadores/professores, Dr. Lucas Quagliato e Dra. Natália Rodrigues. Foram vários dias isolados de comunicação no interior do Brasil, realizando avaliações oftalmológicas aos mais necessitados.

Ainda, nossos residentes também participaram de atividades no Hospital de Amor, em Campinas, mais uma vez trabalhando em parceria com a ONG OneSight, no atendimento à população e no fornecimento gratuito de óculos.

Já no mês de outubro, quase todo o corpo clínico do IPB esteve envolvido nas atividades do “Outubro Brilhante”, projeto da Prefeitura Municipal de Campinas com todos os grandes serviços de oftalmologia e ensino da cidade, ópticas de referência e Associação dos Oftalmologistas de Campinas e região. O Projeto consistiu em zerar a fila de espera por consultas oftalmológicas de crianças em idade escolar, fornecendo consultas gratuitas e distribuição de óculos também gratuitamente a todos que necessitaram de tal correção.

As atividades voluntárias e comunitárias sempre estiveram presentes na jornada do IPB, e permanecem vivas através do atual corpo clínico do hospital.