“Abril Marrom”

O mês de abril é todo dedicado à prevenção de doenças que ocasionam baixa visual, em especial a catarata e glaucoma. O município de Campinas não ficou de fora, criando através do projeto de lei 224/17, de autoria do vereador Paulo Haddad (PPS), o mês  “Abril Marrom”, um mês dedicado à conscientização sobre a prevenção da cegueira.

Em 03/04/2019, o oftalmologista presidente do IPB e membro da AOC (Associação dos Oftalmologistas de Campinas e Região) Dr. Leôncio Queiroz Neto abriu em Campinas a campanha “Abril Marrom”, ministrando a palestra “A importância da política na promoção da saúde ocular”. A palestra foi aberta ao público, das 19 às 21 horas, e ocorreu na sede do plenário da Câmara de Vereadores de Campinas.

Para o Dr. Queiroz Neto, “a redução da cegueira evitável depende de iniciativas do poder público que incentivem os cuidados com a visão. Uma das iniciativas elencadas pelo médico é a triagem visual nas escolas públicas no início de todo ano letivo. A triagem, segundo ele, não substitui a consulta.”
Em Campinas, uma ação social mostrou que 70% das crianças nunca tinham passado por um exame de vista, e que 17% das receitas de óculos são engavetadas pela população de baixa renda. Também, o último relatório da DATAPREV mostra que a cidade está na terceira posição no ranking de acidentes de trabalho do estado. Para reduzir estes problemas o oftalmologista propõe aos parlamentares o subsídio de alguns modelos de óculos e o incentivo fiscal às empresas que reduzirem os acidentes mediante maior cuidado.
Veja a palestra completa no link: https://www.youtube.com/watch?v=fI3rhEDj4u4
O IPB apoia os projetos e se engaja na promoção de saúde da comunidade!
Fonte: Jornal Correio Popular e site da Câmara de Vereadores de Campinas