Alergia Ocular

Entendendo o que é alergia

É uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância considerada estranha ao organismo. Qualquer pessoa pode ter alergia, mas o fator principal é a predisposição genética.

As pessoas com predisposição genética à alergia são chamados atópicos, elas reagem de maneira exagerada a fatores que normalmente pessoas que não não tem essa predisposição sequer percebem.

Alergia Ocular

A alergia pode se manifestar em vários locais do organismo, na pele, no nariz e principalmente nos olhos. Nos olhos, em especial, ocasiona prurido (chamado popularmente de coceira), lacrimejamento, aversão à luz, inchaço nas pálpebras ou na conjuntiva. O ato de coçar os olhos com frequência pode predispor ao aparecimento de outras doenças, como deformidades corneanas (ceratocone), alteração na visão/grau, predispor ao descolamento de retina, dentre outros.

O tratamento correto prescrito pelo oftalmologista envolve colírios antialérgicos e/ou pomadas específicas. Às vezes é necessário o tratamento sistêmico com medicações via oral e o acompanhamento conjunto de um médico alergista/imunologista nos casos mais severos.

Caso apresente qualquer sintoma de alergia, o melhor a fazer é procurar um médico o mais breve possível e tratar a condição da forma correta.